Ex-Guarani, Samudio vira o artilheiro paraguaio na Europa e supera meta pessoal: "Não esperava"

Jovem atacante é o goleador do Rizespor, líder da Segunda Divisão da Turquia


São 15 gols em 23 jogos. Nenhum paraguaio faz mais gols na Europa nesta temporada 2017/2018 do que Braian Samudio, um jovem bem conhecido do futebol brasileiro. O atacante de 22 anos chegou à Turquia em julho de 2017 para defender o Rizespor, da Segunda Divisão, após se destacar pelo Guarani na Série B do Brasileiro.

E tem sobrado. O paraguaio é o artilheiro isolado da competição - com três gols a mais que o vice-goleador - e o principal nome da equipe, que ainda conta com dois brasileiros: Lincoln, emprestado pelo Grêmio, e Maurício Ramos, ex-Palmeiras.


O desempenho, aliás, supera as expectativas criadas por Samudio, que foi campeão da Série C pelo Boa Esporte-MG em 2016. Em bate-papo exclusivo com o Blog De Primeira, ele revela que já superou até mesmo a marca de gols estipulada na chegada ao país.

"Na verdade, eu não esperava tudo isso que vem ocorrendo, pois minha meta era de 12 gols. Quanto à adaptação, eu não tive problemas. Sempre me adapto muito rápido. Com 16 anos eu estive atuando na Espanha e isso facilitou minha adaptação na Turquia", disse o paraguaio, que se referiu à passagem pelo modesto clube espanhol Dénia.

VAGA NA SELEÇÃO?

Os gols de Samudio têm sido fundamentais para o Rizespor na Segundona da Turquia. Tanto que o clube lidera a competição com 45 pontos, dois a mais que o vice-líder Umraniespor. Neste domingo, por sinal, foi do paraguaio o gol do empate por 1 a 1 com o Elagzigspor, em casa.


O momento vivido por Samudio tem despertado cada vez mais a atenção da imprensa local, dos clubes da elite turca e principalmente da mídia do Paraguai. Afinal, alguns veículos já têm ligado o nome do atacante ao próximo ciclo da seleção paraguaia, que acabou ficando de fora da Copa do Mundo da Rússia e que irá passar por um processo de renovação.

"Acho que é cedo ainda falar em seleção, mas estou trabalhando para isso, estou me preparando no dia a dia. Assim que for acionado, eu estarei à disposição com muito prazer", afirma o jogador, que ainda revelou a intenção de permanecer na Turquia após o fim da atual temporada.

"Hoje eu gostaria de ficar aqui atuando na Turquia, manter essa pegada e subir o Rizespor para a elite do futebol turco. Depois vemos o que pode acontecer".

ALÔ, BUGRE!

Braian José Samudio Segovia chegou ao Brasil em 2016 para atuar no União Barbarense-SP após uma breve passagem pelo futebol da Espanha e pelo modesto 3 de Febrero, do seu país natal.


Em 2016, fez parte do grupo do Boa Esporte-MG campeão da Série C do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, se transferiu para o Guarani e viveu o seu melhor momento na carreira. Caiu nas graças da torcida do Bugre, mas acabou deixando o clube diante da proposta turca.

Apesar do foco no Velho Continente e da ascensão na carreira, o atacante não descarta um retorno ao Brasil e ainda revelou a pretensão de voltar a vestir a camisa do Guarani, por onde marcou 7 gols em 26 jogos oficialmente.

"Tenho planos no futuro em voltar ao Brasil e eu tenho um carinho muito grande pelo Guarani e pela torcida do Bugre. Um dia eu gostaria de vestir novamente a camisa verde", encerra.

Comentários