Conheça Thales Lima, atacante brasileiro do Khon Kaen, da Tailândia

Jogador chegou ao clube tailandês para a temporada 2019

Por Mateus Marinho

O futebol tem muitos andarilhos. E pelos caminhos do esporte pelo mundo, pode ter certeza que há um brasileiro. Na segunda divisão da Tailândia não é diferente. Por lá, atua, por exemplo, o atacante Thales Lima.

O atacante, que já rodou por diversos clubes no Brasil e chegou a ser aventurar por Japão e Vietnã, atualmente veste a camisa do Khon Kaen.

“Eu estou há um mês no Khon Kaen, é um desafio e uma oportunidade muito boa para continuar fazendo um ótimo trabalho aqui na Tailândia. O Khon Kaen é um time de muita torcida e que tem camisa e muito respeito por aqui”, conta o brasileiro ao De Primeira.

O brasileiro afirmou que o futebol vem crescendo a cada dia no país. O que pesa contra ainda é a falta de visibilidade no âmbito mundial.


“O futebol aqui está evoluindo muito com a chegada de mais estrangeiros, principalmente brasileiros. O ponto positivo é que o futebol é bem competitivo entre as equipes medianas, por aqui se sobressaem o Buriram e o Muangthong, por terem um investimento muito maior do que as outras equipes. O ponto negativo é que ainda o futebol aqui não é muito conhecido em algumas partes do mundo, principalmente na América do Sul”.

Thales destaca a qualidade de vida da Tailândia como um diferencial. Segundo ele, o estrangeiro se sente em casa.

“Financeiramente é um país muito bom para se viver, pelo custo de vida ser baixo. A receptividade das pessoas sempre com um sorriso no rosto faz você se sentir sempre em casa”.

Thales já é “veterano” na Tailândia. E essa experiência facilita um pouco as coisas no dia a dia, principalmente com a questão da cultura e idioma. Mas ele conta que, mesmo assim, de vez em quando ainda derrapa na hora de se comunicar:


“A adaptação foi complicada, mas tenho experiência em países asiáticos, então não sofri muito, não. Além do mais, estou no meu terceiro clube aqui. Mas muitos que vêm para cá não conseguem se adaptar, principalmente por conta da alimentação. E por aqui sempre cometemos gafes, principalmente quando tentamos falar o idioma e não falamos no mesmo tom, então as palavras saem muito estranhas e, às vezes, saem até palavras pesadas”, relata, aos risos.

Além da qualidade de vida, outro ponto que chama a atenção de Thales é a questão turística da Tailândia. O país é reconhecidamente um paraíso tropical, com belas paisagens e cenários paradisíacos.

“Cara, o país é incrível. Muito bonito, as praias e ilhas aqui são paraísos naturais. Super recomendo”, encerra.

Comentários